Projeto

O Geneall surgiu da vontade de pesquisadores em apoiar projetos de divulgação científica que pudessem fazer a diferença na sociedade. Queremos despertar um olhar mais consciente sobre a saúde de pessoas com doenças genéticas e sobre o impacto da biologia molecular na saúde individual e coletiva, inclusive em relação a novas possibilidades de tratamentos.

A iniciativa se originou do desejo de divulgar projetos de pesquisa científica que visam viabilizar tratamentos de terapia gênica para duas condições de origem genética: Anemia Falciforme e para Epidermólise Bolhosa Distrófica Recessiva (EBDR). Mas o que é terapia gênica? Preparamos um texto completo para você entender, mas aqui vai um gostinho:

O nosso DNA carrega informações sobre nós e, por isso, é a mudança no DNA que causa uma doença genética. O DNA fica dentro das células, que são as unidades que formam o nosso corpo. Aí fica “fácil”: basicamente, a ideia é tirar algumas células dos pacientes, alterar o ponto do DNA que causa a doença em questão e devolver essas células com o DNA corrigido. E como “raios” nós alteramos o DNA? Para isso, utilizamos uma ferramenta de ponta de edição gênica: o CRISPR/Cas9.

Os projetos ainda estão numa fase exploratória, gestando os conhecimentos iniciais e os protótipos de estudo em terapia gênica, com o objetivo de se tornarem uma alternativa de tratamento num futuro não tão distante.

Utilizamos o conhecimento científico sobre terapia gênica, biologia molecular e sobre doenças genéticas raras para produzir conteúdo para diferentes públicos através das três vertentes das nossas iniciativas. Primeiro, temos a frente de divulgação científica para o público amplo através das mídias sociais. Segundo, investimos em materiais de educação para motivar uma nova geração de jovens, conscientes da importância da ciência e da promoção da saúde. Terceiro, promovemos atualização para profissionais de saúde que podem vir a atender pessoas com doenças genéticas raras.

Nas palavras do coordenador geral da equipe de pesquisa e do projeto Geneall, Ricardo Weinlich: “Então, nós estamos super animados! Ao mesmo tempo que a gente gera o conhecimento científico para levar isto em algum momento para a clínica, para o bem das pessoas da nossa sociedade brasileira e quiçá de outros países, também estamos gerando essa divulgação científica, esse conhecimento sobre os temas. Queremos ouvir da sociedade, trocar com as pessoas informações, para que a gente consiga fazer dentro do laboratório uma pesquisa de real impacto para a nossa sociedade.”

Te damos as boas vindas e te convidamos a conhecer esse trabalho “Geneall”!